Agenda Socioambiental

Escola Parque

A Agenda Socioambiental da Escola Parque surge a partir da ampliação da Agenda Ambiental e da necessidade de incluir um olhar socioambiental em todas as atividades pedagógicas do Projeto Educar para a Sustentabilidade.

Contexto . Vivemos em um período sem precedentes, de ruptura entre a civilização humana e os ritmos regulatórios do Planeta Terra, marcado pelo Antropoceno, a nova era geológica em que a intervenção humana é tão potente quanto as forças naturais.

O Antropoceno é o resultado de um tipo de civilização, com origem na revolução industrial, que mudou a relação da sociedade com a natureza. Com o presente marcado por profundas desigualdades sociais, fome, miséria e degradação ambiental, a humanidade vem tomando consciência das escolhas feitas até aqui. Caso não queiramos reproduzi-las, precisamos questionar o presente para que o futuro não seja mera reprodução do que existe hoje.

A velha visão antropocêntrica desenvolvimentista, que coloca o homem acima, fora e contra a natureza, precisa ser substituída por ações e práticas sustentáveis, que possibilitem o desenvolvimento de uma mentalidade de ecologia integral, em que os humanos se reconheçam como parte de um sistema global e vivam em harmonia com o todo.

Ação. Diante desse cenário, constatamos a necessidade de ampliar e transformar a nossa Agenda Ambiental na Agenda Socioambiental da Escola Parque, tendo como base a criação de suas linhas de ação e os Pressupostos do Educar para a Sustentabilidade.

Educar para a Sustentabilidade - Educar para o Bem Viver

Essas linhas de ação são colocadas em prática por meio do plano de ação anual e pensadas com cada segmento de cada unidade da Escola. Elas vão se transformando diante dos desafios e da realidade de cada momento, onde o que foi construído, anteriormente, vai se integrando e fazendo parte constituinte dos novos caminhos da sustentabilidade dentro da Escola Parque, os caminhos para o Bem Viver.