Parcerias realizadas
Ao buscar uma imagem que ilustre como se realizam as ações da agenda socioambiental da Escola Parque, encontramos no rizoma, característico das gramíneas como o bambu, um belo exemplo. Para Deleuze E Guattari, o conceito de rizoma contrapõe-se ao da árvore, que ,ao ramificar-se, hierarquiza o conhecimento.
O rizoma é um sistema aberto composto por vários bulbos que geram as varas compondo o bambuzal. Como no rizoma, a agenda tem, nos diferentes segmentos, um sistema gerador de ações, que ramificam suas parcerias e ampliam seu alcance de forma individual e coletiva.
Pensando no conceito de rizoma para a educação, Silvio Gallo nos alerta: “Não se trata de buscar a integração dos saberes. Importa fazer rizoma. Viabilizar conexões e conexões; conexões sempre novas. Fazer rizoma com os alunos, viabilizar rizomas entre os alunos, fazer rizomas com projetos de outros professores. Manter os projetos abertos.” (GALLO, 2002)
O rizoma torna-se cada vez mais forte e rico quanto mais ramificações tem, ampliando a sua rede de interações. Gestos cotidianos, muitas vezes entendidos como pequenos gestos, são essenciais para a agenda socioambiental tornar-se grande no sentido humano e solidário.
GALLO, Silvio. “Em torno de uma educação menor”. Revista Educação e Realidade, EDUFGRS, v. 27, n. 2, p. 169-178, jul./dez. 2002._______________. Deleuze & a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008