Educar para a Sustentabilidade

  Caminhos para a Cultura do Bem Viver

“Estou convencido de que somente um processo generalizado de educação pode criar novas mentes e novos corações, como pedia a Carta da Terra, capazes de fazer a revolução paradigmática exigida pelo risco global sob o qual vivemos. ”
Leonardo Boff

Educar para uma cultura de Sustentabilidade é educar para a possibilidade de outro mundo, diferente deste mundo insustentável, antropocêntrico, desenvolvimentista e industrialista. Assim, a história se torna possibilidade e não fatalidade.

A intenção de educar crianças e jovens que sejam amantes da vida, cidadãs planetárias responsáveis por relações equilibradas entre cultura e natureza, levou a Escola Parque a buscar novas inspirações, como o Bem Viver. 

O Bem Viver tem como base os saberes dos povos originários, o respeito à diversidade e a conexão entre todos os seres vivos e a Mãe Terra. Ele busca o cuidado com a nossa Casa Comum, para transformar a realidade local e planetária com responsabilidade e autonomia.

As práticas e vivências socioambientais da Escola são desenvolvidas por meio da conversa, da reflexão e da convivência, e a sustentabilidade é um eixo transversal da aprendizagem em todos os segmentos, o que favorece o desenvolvimento de uma cultura de práticas sustentáveis nos campos pedagógico e institucional.